LIGHT Recipes are back***

Já há algum tempo que não me dedicava a tirar fotografias à confecção das minhas refeições. Hoje foi uma excepção. O iPhone estava por perto, os ingredientes estavam todos à mão, os gatos, como sempre, doidos, mas decidi que tinha de ser, e que tinha de partilhar uma nova receita LIGHT!
Assim sendo, aqui está mais uma das fáceis, embora leve mais ingredientes. E o melhor de tudo? É que não faz uma pinta de mal à saúde.

Só não sei, como sempre, é que nome lhe dar... hmmmm....

Morangos, perú, sésamo e outras coisas...


OK...  Para fazer este prato, os ingredientes necessários são (atenção, isto é receita para duas pessoas. se forem 4 para jantar, façam o dobro):
- 4 bifinhos de Perú;
- Arroz integral;
- 1 cebola;
- Salada variada à escolha (eu utilizei rúcula, espinafres e alface);
- Morangos (qb);
- Vinagre de frutos silvestres (1 copo pequeno), (vende-se no "sweet drop"... não vou escrever o nome em português porque eles não me pagam a publicidade...) heheheheheh;
- Azeite
- Sementes de sésamo

Preparação e outras coisas...

Nem sei se existe uma forma especial de se cozinhar arroz integral. Eu faço-o tal como faço o normal e à boa moda da minha avó Luisa. Apenas troco a manteiga por um fio de azeite.
Começo por picar uma cebola e juntar à água (2 medidas) e ao azeite até ferver. Quando já vemos tudo a borbulhar, junto uma medida de arroz, mexo, e tapo a panela. Começo por aqui, porque assim o arroz coze enquanto se faz o resto. Yummy!

 Tempo para tratar da carne... e duvido que haja preparação mais fácil! Sal, pimenta e um pouco de alho em pó. Depois... começa a magia!
Num pratinho à parte, espalhamos as sementes de sésamo, e deitamos os bifes por cima. As sementes têm de cobrir a carne, tal e qual como quando panamos, mas aqui, não se utiliza ovo nem farinhas nem afins. Sésamo nos bifinhos, e já está!


Depois disto, os bifinhos vão para a frigideira, onde vão GRELHAR (já tinha dito que isto era light, não já?). As sementes já têm uma certa oleosidade, daí que não é preciso manteiga nem azeite. Como também já têm um sabor muito característico, importa não exagerar no tempero da carne.
Aqui é preciso um especial cuidado, sendo que os bifes têm de ficar grelhados, mas as sementes de sésamo não podem queimar. Há que estar constantemente a rodar os bifinhos durante uns minutos. Não se assustem com os pulos das sementes... no calor, saltam mais que as pipocas.
Para saber se estão prontos ou não, não há grandes truques, é só tirar um para fora, abrir e ver se está ou não cru.





Depois de prontos, retiram-se da frigideira e são dispostos num prato ou tabuleiro para serem cortados às fatias (gordas).



À parte, começa-se a preparação do prato. Com as verduras escolhidas, faz-se uma cama que cobre o fundo do prato. Depois, passamos ao tempero desta salada...



Morangos com vinagre de frutos silvestres (mmmmm!!!). Tudo na máquina de sumos, e depois de triturado, é só espalhar por cima da salada...





O arroz vem depois... eu gosto de o apresentar bonitinho, por isso usei uma chávena para lhe dar forma e dispus no canto do prato.


Por fim, vêm os bifinhos. Aqui é só dispôr as tiras já cortadas.



E voilá! yummy yummy**


Cá em casa foi sucesso... espero que por aí também seja!

Beijinhos e até amanhã!

***Share some love & leave a comment***

4 comentários:

  1. tão gostoso! Adoro sememntes de sésamo, e as vezes ponho no atum... no peru deve ficar igualmente delicioso!

    ResponderEliminar
  2. Hmmmmmm.... muito bom aspecto. Quero saborear!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, pessoal! Experimentem em casa! É super fácil***

    ResponderEliminar