5 Things I love // Thursdays** em atraso!



Ontem foi dia de gazeta... queria ter deixado este post ainda a horas decentes, mas tive feedback tão bom da última receita que publiquei, que decidi esperar um dia...
Assim sendo, e fingindo que hoje é Quinta-feira, deixo-vos com 5 dos meus livros preferidos. Ler faz tanto parte de mim como comer, dormir, viajar e escrever... tenho sempre uma leitura de cabeceira, e desde que comprei o Kindle, ganhei uma nova qualidade de vida... Acabaram-se os livros de 3 kilos na minha mala (que também já leva um mac)! Gosto do papel, e às vezes tenho saudades... mas nada como ter um aparelho fininho que leva pelo menos uns 1500 livros lá dentro, não? Adoro as funcionalidades: ver um livro numa montra, fazer pesquisa (o kindle tem 3G e Wifi), em 60 segundos ter a obra comigo e bem mais barata que em papel; poder seleccionar as minhas passagens preferidas; tomar notas de rodapé; usar o dicionário incorporado; ouvir musica enquanto leio! E depois... a qualidade de imagem, o anti-reflexo, poder mudar tamanho de letra, a font... (Já recebia uns trocos por esta publicidade gratuita, não?)
Enfim... caso ainda não tenham leitura de verão... aqui vai! (Não vou contar as histórias... vou apenas tentar deixar um cheirinho que vos puxe para as lerem!)

5 Things I love // Thursdays // Leitura de Verão

#1
A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón


Senti medo, ri, chorei e devorei. 
A sombra do vento conta a história do pequeno Daniel, que é levado pelo pai ao Cemitério dos Livros Esquecidos. Daniel agora tinha a missão de escolher um livro, e de o proteger para toda a vida. 
Tudo começa a ter contornos estranhos quando se começa a saber que o Daniel tem aquele livro na posse dele. Todos os outros exemplares já foram destruídos, e há alguém muito interessado em fazer o mesmo a este!


#2
O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde


Num mundo de sábios apreciadores de arte, surge Dorian Gray, um rapaz esbelto, de boa fé e inteligente que tem medo de envelhecer. A sua vida torna-se mais interessante no momento em que o retrato que lhe é feito envelhece e ganha expressões maliciosas ao longo dos anos, mas a sua cara se mantém jovem e doce.

#3
Fausto de Johann Wolfgang Goethe


Este foi um dos meus livros obrigatórios dos tempos de faculdade. Devorei-o em poucas semanas (é gigante, sim... e pesado!) e algo em mim mudou.
Sabiam que foi com este livro que surgiu pela primeira vez o conceito de se vender a alma ao diabo? Todas as histórias que conhecemos hoje, e que têm esta ideia, existem porque Goethe escreveu o Fausto!

#4
Os contos de Fadas dos Irmãos Grimm


Adoro histórias infantis... e quando mais fantasiosas, melhor! Há dois anos, em Nova Iorque, encontrei uma edição em pele e bordada a ouro na Barns and Noble ao pé da New York Film Academy... não resisti! Foi o meu livro de cabeceira durante o tempo em por lá estudei, e ainda hoje o folheio para me inspirar... É tão bom sonhar***

#5
Perfume - História de um Assassino de Patrick Suskind


Lá está... quando a imaginação voa para coisas que não são reais deste mundo, é quando as estou a ler de imediato!
Aqui, conta-se a história de Jean-Baptiste Grenouille, um rapaz com altas capacidades para destinguir cheiros e criar perfumes maravilhosamente impensáveis.
Na procura do "perfume perfeito", Jean-Baptiste vê-se numa incontrolável teia de assassínios de mulheres virgens que emanam cheiros necessários para tal objectivo. (uuuuuuhh... foi o melhor que consegui fazer para não contar tudo!)


#6 (hoje estou inspirada... e vou oferecer um extra*)

Adivinha o quanto eu gosto de ti de Sam McBratney


Este tem um significado muito especial para mim...
Conta a história da Grande Lebre Castanha e da Pequena Lebre Castanha e das amostras de amor que ambas fazem uma à outra, para ver quem se gosta mais.
O final, não vos vou contar, mas digo-vos que esta é uma história perfeita para oferecermos a quem mais gostamos... No último Natal ofereci-a à minha avó... e contei-lha na cama, antes de dormir. Ela chorou.
Foi a última história que lhe contei. Depois disso, senti que tinha de lhe dar mais um significado... para não ficar triste sempre que olhasse para a capa. Ofereci-o também ao meu namorado há muito pouco tempo. No final, é um gesto de amor. Triste ou feliz, serve para marcar mais um momento especial.


Vamos de férias, minha gente gira... amanhã por esta hora, estaremos nos Açores!
Beijinhos e resto de dia feliz***

2 comentários:

  1. Livros são a mesma a melhor coisa do mundo e ler é conhecer mundos novos e viajar, viajar, viajar! Adorei as sugestões! ;)

    Boas férias!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A Sombra do Vento. Foi "devorado" em pouco tempo.
    O meu eleito; até porque ainda não li os outros :P

    ResponderEliminar