5 dicas para aumentar a concentração


Sou das pessoas mais distraídas que conheço. Estar concentrada requer muito esforço da minha parte. Distraio-me com tudo e mais alguma coisa. São poucos os vídeos que vejo até ao fim, e por vezes dou por mim a viajar na minha cabeça enquanto falam comigo. Se tenho um projecto que me empolga muito, como as Vendas de Garagem, ou até o Viral de São Valentim em que estou a trabalhar, é a morte do artista no resto do meu trabalho. Custa-me o dobro concentrar-me e ficar duas, três horas ao computador a olhar para um emaranhado de letras, storyboards e orçamentos. Estou a melhorar... mas mesmo assim, sou uma cabeça de vento.
Há pouco tempo saí de casa com o comando da Tv na mão... e já encontrei um gorro meu no frigorífico também! Estou constantemente a esquecer-me do passe em casa, e já saí de chinelos de quarto à rua.
Há uns tempos descobri este artigo, e devo dizer que tenho tentado seguir as regras à risca... Nem sempre levo isto à séria, mas podem crer que me ajudou muito nas minhas rotinas de todos os dias.
Para todos os distraídos aí desse lado, aqui vai um "hi5" (sim, vocês não são os únicos, e não deixem que vos chamem nomes só porque são aluados!!) e ficam algumas dicas, que talvez vos possam ajudar!


1. Arrumar e afastar todo o tipo de distracções.
Eu olho para o lado, e começo a brincar com a borracha, ou a fazer desenhos com os lápis... dá-me na telha, e lá vou eu ao Facebook ver se há algo de novo: comento aqui, comento ali, meto um like, vou a um link que alguém está a mostrar, clico numa imagem do 9gag, e de repente, estou a ver páginas atrás de páginas.
Se trago um pacote de bolachas, tenho de o comer todo até começar a trabalhar. Olho à minha volta, e tenho a secretária desarrumada, e só posso começar a trabalhar depois de a ter a brilhar... uff!
Não, não, não. Vamos lá afastar isso tudo?


2. Ter um caderninho de anotações.
Esta é a dica que mais me ajudou. Tenho sempre os meus blocos onde escrevo os meus "To Dos" para o dia, e esforço-me sempre por cumpri-los todos. É assim que me mantenho organizada (sim o iPhone também ajuda, especialmente porque tem alarmes e assim nunca me atraso para nada... Mas o papel... tem aquele cheirinho especial, não é?).
Também ajuda bastante a manter-me interessada no blogue. Às vezes as ideias para um post surgem nos locais mais estúpidos, como a casa de banho, ou na fila do supermercado, Dá jeito ter um livrinho à mão, para ir apontando estes devaneios (sim, até mesmo na casa de banho! Já vos tinha dito que sou doidinha às vezes, não já?). Assim, quando estivermos mesmo à rasca para encontrar material novo e fresco, basta rever o que escrevemos.


3. Criar novas rotinas.
Parecendo que não, ter comprado a minha bicicleta foi das melhores coisas que fiz nos últimos tempos... por muitas razões:
a) Põe-me a fazer exercício todos os dias, de manhã e ao final da tarde. Limpando a minha consciência de não ir todos os dias ao ginásio, e mantendo a minha saúde "gordo-mental".
b) Obriga-me a fazer um esforço de concentração brutal na estrada. Quando andava de carro, era raro o dia em que não batia com um espelho, ou apanhava alguma multa (a minha familia pode comprovar isto). Desde que tenho a bicicleta que sou bastante mais alerta... agora é o corpinho que sofre, se for distraída.
c) Mantém-me concentrada no caminho para o trabalho e do trabalho para casa. Acabaram-se as paragens para olhar para as montras!


4. Rodear-me de pessoas que têm objectivos parecidos aos meus.
Nada como estarmos com amigas e amigos que são ambiciosos e trabalhadores. No meu grupo, somos bastante diferentes... todos desempenhamos funções diferentes no dia-a-dia, mas somos bastante iguais nos objectivos que queremos atingir, ambição de sucesso, de ser independente monetáriamente, vontade e satisfação no trabalho onde estamos, de não termos de dar satisfações, etc.
Isto mantém-me focada e motivada para seguir em frente. Estar num grupo demasiado diletante faria com que me deixasse ir a baixo e que descontraísse nos momentos menos oportunos.
Os nossos brunchs são sempre uma animação, cheios de novidades. Saio renovada de cada encontro de amigas!



5. Fazer PAUSAS!
Eu preciso muito, e prezo muito as minhas pausas. Do mais simples, como ter de sair do local de trabalho à hora de almoço, mesmo que traga comida de casa... ao menos simples, como umas grandes férias, longe de tudo e de todos.
As pausas servem para carregarmos energias. Por vezes, estou de volta de um texto durante horas e horas e não chego a lado nenhum. Só o facto de parar por 5 minutos para me concentrar em algo diferente, faz com que ao voltar ao texto, o acabe num instante.
Leiam um pouco, passeiem, façam caminhadas, distraiam-se um pouco a falar com alguém, durmam sobre os assuntos. Os resultados saltam logo à vista. :)





(Vá, vou acrescentar mais uma!)
6. Comam coisas saudáveis!
A principio, não notamos diferença... depois, conforme vamos ganhando o hábito de ingerirmos alimentos saudáveis, com pouca gordura, muita fruta e legumes frescos, o nosso corpo começa a corresponder e a agradecer. A sensação de leveza que se instala é viciante, e daí o peso na consciência quando cometemos os nossos pequenos pecados.
Há tantas formas divertidas de nos dedicarmos à comida saudável! Basta querer começar, e fazer para manter os bons hábitos! Isto depois nota-se em tudo na nossa vida. Estamos mais concentrados no trabalho, andamos mais felizes, e somos pessoas melhores.


E pronto! Estas são as minhas dicas para me manter concentrada e de bem com a vida. Espero que vos ajude um bocadinho, e que tenham uma excelente Quarta-feira!
Quais são os vossos truques para estarem concentrados?

Fico por aqui, porque tenho de ir trabalhar, e isto do blogue é super viciante!
;)
PLIM*!

2 comentários:

  1. Adorei!!
    Nem me considero propriamente distraída ou desconcentrada, mas estas dicas são sempre uma boa ajuda, nem que seja, apenas para estarmos de bem com a vida :)
    Deixo aqui mais duas dicas:
    * Dormir muito bem diariamente e isto implica que não nos deitemos depois da meia noite, já que assim o sono é mais reparador. E tentar que seja de forma regular em termos de horários, ou seja, deitar e levantar mais ou menos sempre à mesma hora. Nem sempre é fácil, mas faz a diferença na energia do dia-a-dia;

    * Fazer um jogging matinal, bem cedo antes de ir trabalhar. Ou ir ao ginásio, ou fazer ginástica em casa, ou pegar na bicicleta, como tu fazes Ana. Aumenta os níveis de energia e concentração e está provado cientificamente que põe os nossos amigos neurónios a trabalhar melhor durante o resto do dia :)

    BEIJOS

    ResponderEliminar
  2. Excelente, Marta! Tens toda a razão!
    Nem me lembrei do teu primeiro ponto. Dormir é super importante... Se durmo mal, todo o dia corre mal, tenho ainda mais dificuldades de concentração, sou mal disposta e etc, etc!

    Obrigada pelas tuas dicas! Perfect ;)***

    ResponderEliminar