Olha aí essa SOPA!



A minha mãe costuma contar-me em tom de brincadeira, que na escola, quando estava a aprender a dizer os legumes em inglês, chegou à sua vez de enumerar o que é que gostava mais de comer na sopa, e que a sua resposta, curta, clara e concisa foi "I don't like soup!".
A SOPA agora é outra e de certeza que ela também não gosta desta.
Confesso que às vezes reajo tarde perante notícias que caem que nem bombas... especialmente quando estou a trabalhar que nem uma doida entre orçamentos, vídeos, emails e idas para reuniões em todo o tipo de transportes públicos.

 Comecei a ouvir falar da SOPA e da PIPA no Facebook, e ao princípio achei que fosse uma piada de mau gosto. Cheguei tarde, esperei, e agora tento ver quais os frutos dos protestos de ontem
que alguns sites como a WikipediaGoogleMozillaWordpressTwitpicGreenpeace e Vimeo fizeram.
Para os menos informados, (e eu agora poderia ser censurada por não citar a fonte de onde tirei este texto)... "a SOPA (Stop Online Piracy Act) é uma proposta de lei que pretende censurar, nos Estados Unidos, todos os sites que as autoridades suspeitem que estão a divulgar conteúdo protegido por direitos de autor. Sendo esta lei aprovada, o governo norte-americano pode impedir o acesso a sites, bloquear fontes de pagamento e retirar a informação dos resultados de busca e publicidade on-line.
Com a SOPA, um utilizador que seja apanhado a violar a propriedade autoral pode ser preso" (até cinco de cadeia... imaginem que são apanhados a fazer download de uma música do Michael Jackson... vão mais tempo presos que o médico dele!)"... e os sites nos quais o crime se processar poderão ser censurados, sem ordem judicial". (vá, tirei do Expresso!)
Indo para a frente e resumindo, estaríamos perante redução da liberdade de expressão a todos os níveis... e de uma forma totalmente nova de encarar a internet.
Depois, no meio disto, e para descontrair um pouco os nervos, descobri que o próprio autor desta lei meteu o pé na poça... caso para dizer, que é muito bem feito! Podem ver aqui, e rir um bocadinho. (Só um bocadinho, vá...)
Para finalizar o post de hoje, dizer que espero que isto não vá para a frente... e acredito que não. Para todos aqueles que começaram e mantém negócios através da internet (como eu própria um dia quero ter), vejam o vídeo que se segue...


O que têm vocês a dizer disto?

PLIM*
PLAM*
PLUM*

Sem comentários:

Enviar um comentário