Things I love Thursdays -> Vendas de Garagens *DiCaS*


Acho que todo o planeta Terra já sabe que ADORO as Vendas de Garagem que organizo... não só pela venda em si (para ganhar dinheirinho com coisas que já não queremos para comprarmos outras que temos em objectivo, ou simplesmente para poupar), mas porque são dias fabulosos, de amena cavaqueira, convívio entre amigos, preparações exaustivas, combinações, dinâmicas giras, vendedores novos com artigos lindos de autor, comidas deliciosas em autênticos pique-niques urbanos, ai ai...
Enfim. Acho que foi algo que veio para ficar, e enquanto existirem pessoas interessadas em participar, com velharias em casa que podem fazer outros compradores felizes; amigos que queiram passar um dia diferente; disposição para um dia diferente; eu não vou parar de as fazer.
Já mencionei que adoro tudo, desde a preparação, ao dia em si?


(preparação da primeira Venda de Garagem, sozinha )*








(preparação da segunda venda... já foi qualquer coisa de MUITO divertido! Obrigada, meninas! Neste momento já vamos para a 5ª e temos 18 pessoas a tratar de tudo*)

É tão divertido juntar um grupo de pessoas que não se conhece de lado nenhum (ok, algumas sim, mas já estamos numa fase em que começamos a receber inscrições de gente que nos é desconhecida), e conjugar ideias, criatividade, criar uma ementa consistente, dinâmicas engraçadas! Saltamos sempre a fase da vergonha para a fase do "à vontade". 


A Marta, a Cláudia e a Joana, vendedoras lindas da edição passada, em momento giro de disfarces, e em modo Venda!




A Diana, a fazer uma criança feliz (adorei a ideia de termos um cantinho para modelagem de balões!). 


O nosso coelho, que ofereceu abraços na edição passada*


Todas as vendedoras juntas, a disfrutar do photobooth!
E sim, na de baixo, sou eu, que caí ao chão... :D

A nossa "loira" vendedora de cervejas. Lá estará presente em mais uma edição (que bom)! E o meu Miguel lá atrás, que não falta às vendas, e que se diverte sempre muito.

Eu tento sempre descontrair os novos vendedores com a minha parvoeira pura, e incentivo sempre os nossos participantes a saltarem para fora da caixa. Isso é o que trás pessoas novas, e mantém as que já conhecem o evento. Tem de existir sempre algo diferente, e daí as temáticas (natal, love inspiration, spring inspiration) e pessoas diferentes, para que os artigos também não se repitam de uma venda para a outra.

O que me trás hoje, em mais uma Quinta-feira egocêntrica, é passar-vos as dicas que (pessoalmente) já fui aprendendo ao longo do tempo para que as vendas corram bem! Espero que vos inspire, e quem sabe, que as usem para uma Venda na vossa zona! (Não se esqueçam de me convidar para visitar, hmm?)

1.
Organizar uma venda dá MUITO trabalho! Durante a venda é MUITO cansativo, arrumar tudo é uma GRANDE seca. Só os mais fortes é que aguentam esta estupada. Se querem organizar uma venda gira desse lado, com comidas, dinâmicas, música, etc, preparem-se bem, e planeiem com tempo.




2.
Vejam se existem restrições na vossa zona e investiguem todo o tipo de possibilidades de aparecer alguém que acaba com a brincadeira enquanto ela ainda vai a meio. Ao organizar a primeira, liguei para  a CML e para a Polícia Municipal. Ambos me disseram que podia organizar o evento desde que não ocupasse a via pública... aqui estava safa, o prédio tem um pátio. A Polícia disse que eu podia vender as coisas, desde que fossem mesmo nossas em segunda mão. Nada de ir comprar às lojas e vir vender para a rua. Depois, só me faltava a autorização do Condomínio. Com a aprovação de todos os condóminos, já está tudo feito!
Convidámos também o Presidente da Junta, que adorou a ideia (eu não podia ter ficado mais feliz)!



3.
Façam a melhor divulgação possível da vossa venda! Eu uso as redes sociais (facebook) através da criação de um evento, divulgação no meu mural e no mural da página do blogue. Faço-o através do blogue, como agora, e todos os vendedores que entram em participação também têm de o fazer nas suas páginas/perfis de fb. Depois, fazemos cartazes para a rua, e tentamos contactar alguns meios de comunicação, na esperança de conseguir um cantinho! (a divulgação bonita, trás mais pessoas... percam tempo com cartazes bonitos, posts bem elaborados, boas fotografias).



4.
Estejam preparados para imprevistos. A arte do improviso é a vossa melhor amiga num evento. Às vezes temos pessoas já preparadas para entrar na Venda às 9h30 quando ela só abre às 11h; não se fiquem pelos preços que meteram nos artigos e estejam preparados para regatear; ofereçam uma fatia de bolo ou um copo de sumo à vizinha velhinha que está à janela colada à venda... ;) etc!

5.
Não tentem ter o controle sobre tudo, distribuam tarefas pelos restantes membros do grupo. Se cada um fizer uma pequena coisa, faz-se muito! Uns ficam com a banca da comida, outros fazem os cartazes, outros fazem a foto reportagem, outros fazem isto e aquilo.

6.
Tenham cuidado com as datas que escolhem para realizar as vendas. O final do mês é mau, dias de greves gerais também. O Domingo costuma trazer mais gente que o Sábado.

7.
Assim que escolhem coisas para vender, não olhem para elas duas vezes. Normalmente ficamos com pena de vender isto porque nos lembra aquele dia especial, ou aquela camisola que o irmão nos deu quando bla bla bla... Se assim fôr, é melhor mudarem-se para um armazém com tudo o que acumulam. O que metem para vender, tenham a certeza de que QUEREM vender.

8.
Checkem duas vezes os bolsos das roupas que têm para vender. Já viram a sorte de quem compra umas calças por 3€ e encontra uma nota de 5€ no bolso do seu novo artigo?

9.
Tentem ter a venda bonita e arranjada. O mesmo para a mesa das comidas. Tenham uma mesa bonita e atractiva!



10.
Tenham trocos disponíveis!

11.
Tenham itens de oferta do lado de fora. Ás vezes temos em casa artigos que já não nos fazem qualquer diferença, tipo uma coleira de cão, ou umas velas desconjuntadas... há sempre alguém que gosta, acreditem. Ter uma caixa com coisas oferecidas à entrada da venda chama pessoas a entrar, e ganham novos fãs! ("Vamos ali à Venda da Carlos Mardel?" "O que é que há lá?" "Há um montão de coisas, mas também têm outras de graça!")



Eu já tenho algumas ideias para o que gostaria de ver feito nas próximas edições... ficam aqui convosco alguns projectos para dinâmicas que eu adoraria meter em prática:

*As videntes siamesas das cartas Dixit (a ideia é de umas amigas minhas... seria tão giro montar uma tenda com leituras improvisadas da palma da mão e tarot a brincar. A ideia seria ter três das minhas amigas mais criativas, as três dentro de uma camisola XXXXXL a inventar-vos o futuro, de forma engraçada e cómica);
*Ter uma sessão de teatro de improviso;
*Ter uma peça de teatro infantil;
*Ter uma leitura de conto infantil;
*Ter curtas metragens ao anoitecer;

Mais alguma ideia desse lado? Ora testem-me!

Espero que tenham gostado deste post! Espero ver-vos em breve, pela Venda!



PLIM*!

8 comentários:

  1. Dá trabalho e tudo, e tudo, e tudo... mas compensa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E muito, Gina! Contamos contigo no Domingo?
      beijinhos de quase fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Boas! Adorei a ideia! Como é que posso participar na vossa próxima venda de garagem? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! envia-me um email e vamos falando! Talvez dê para vires em Abril!
      :D

      contamos com a tua visita amanhã? :D

      Eliminar
    2. Não estou em Lisboa, fiquei com imensa pena de não ir hoje... Boa sorte para hoje! E que vendam muito :)

      Eliminar
    3. Olá Ana! Correu super bem, ficámos muito felizes! em breve contamos como tudo aconteceu! :D

      Eliminar