O Bolo da Marta


O post de hoje é-me muito especial. Gosto de estar rodeada de pessoas criativas e proactivas, que fazem pela vida nos tempos difíceis que correm.
Olhar para os seus exemplos inspira-me a andar para a frente quando me sinto mais desmotivada. Hoje trago-vos "O Bolo da Marta", uma marca que nasceu do nada, e que se tornou num fenómeno de sucesso nas redes sociais e nas bocas das pessoas. A sua magia está nos suspiros que são a base para uma maravilhosa combinação de sabores.
A Marta que vos apresento hoje é sinónimo de destreza, de coragem e critatividade.
Ora fiquem a conhecer o seu projecto melhor, e aguardem pelas surpresas que temos guardadas para amanhã. :)



Doce para o meu Doce: Marta, fala-nos um pouco de ti... tiraste jornalismo na Católica, mas como é que chegaste onde chegaste, fazedora de bolos e fenómeno do facebook?
Marta: Foi tudo muito por acaso. Tinha muito tempo livre e estava farta de não ter nada para fazer. Como era "obrigatório" levar o bolo para todos os jantares onde ia, começaram a surgir as perguntas "mas dá para encomendar?", "como é que falo com ela?" e daí nasceu a página. A ideia nunca foi fazer um negócio à séria, mas de repente, não sei como, já toda a gente conhecia O Bolo da Marta e começaram a chover encomendas! :)


DpmD: Quando é que te apercebeste de que tinhas aqui uma ideia que poderia realmente fazer a diferença e ter sucesso? 
Marta: Quando comecei a fazer mais coberturas, mas nunca abandonando a base de suspiro. Muitas pessoas me disseram para começar a fazer outros bolos, mas acho que isso iria fazer com que a marca perdesse a sua identidade. Eu só faço suspiros e O Bolo da Marta é para os amantes de suspiros. Quem gosta de suspiros pode comer todos os dias um bolo diferente, sem enjoar do mesmo bolo. Quando comecei a ter muitas encomendas e a passar fins-de-semana a fazer directas comecei a perceber que talvez tivesse de avançar para outro nível...e foi o que fiz quando abri a loja em Maio, 4 meses após ter iniciado o projecto no facebook.


DpmD: Alguma vez te imaginaste onde estás? 
Marta: Nunca! Até agora nunca me tinha imaginado muito bem em lado nenhum, para ser sincera. Não estava satisfeita com o que estava a fazer nem com o meu percurso académico, mas também nunca me tinha imaginado a vender bolos, até porque nunca foi um sonho. Foi algo que surgiu naturalmente e foi uma grande descoberta para mim. No fundo, eu queria fazer alguma coisa que me entusiasmasse, mas não sabia o quê. Eu sou daquelas pessoas que quando trabalha no que gosta, trabalha 7 dias por semana, a toda a hora. Neste momento trabalho muito, até porque quando não estou na loja ou a fazer bolos, estou nas compras ou na internet à procura de fornecedores, inspiração e etc, mas sou muito feliz assim. 

DpmD: Porquê os suspiros? São uma das chaves para o teu sucesso? 
Marta: Como já te disse isto tudo surgiu porque as pessoas começaram a fazer perguntas sobre o bolo que levava para todos os jantares. Mas quando fiz a página de facebook achei que seria mais interessante especializar-me num tipo de bolo, do que fazer muitos bolos, daí o nome "O Bolo da Marta". Com um bolo (uma base) e várias coberturas, consigo ter uma lista infindável de opções para amantes de suspiros!


DpmD: É bom ver o teu número de seguidores crescer juntamente com as encomendas? 
Marta: Claro que sim, é muito gratificante! :) Normalmente depois de uma encomenda, os amigos que experimentaram tornam-se meus seguidores e meus clientes.

DpmD: Vejo-te como pessoa aventureira... passaste por maus momentos? Desafios complicados ao construir a tua marca? Houve alguma peripécia ou contratempo? Pessoas a dificultar-te o trabalho? 
Marta: Existem pessoas "mázinhas" e invejosas em todo o lado. Ao princípio confesso que me transtornava e que ligava muito às provocações, mas neste momento já não ligo, até porque os meus seguidores me enviam muitas mensagens a denunciar casos de pessoas que tentam fazer negócios iguais ao meu e que aproveitam todas as minhas ideias e novidades para se apoderarem delas e "criarem" algo. Se os meus seguidores os identificam como cópias d' O Bolo da Marta, isso mostra que já conquistei um lugar e que as pessoas olham para o meu projecto como algo inovador. O que me interessa é criar cada vez mais. Imaginação nunca me há-de faltar, por isso sei que irei ultrapassar sempre estes obstáculos. Não tive uma ideia que se esgotou e que pode ser imitada por qualquer um, pelo contrário, até tenho ideias a mais e às vezes tenho de me controlar porque se não, é informação a mais! Sinceramente, não quero perder tempo com mesquinhices, quero é aproveitar tudo o que este projecto me tem trazido de bom.


DpmD: Que parcerias é que já conseguiste construir desde que "O Bolo da Marta" nasceu? 
Marta: Já fiz algumas parcerias com blogues, com restaurantes que vendem os meus bolos, mas talvez a mais falada seja a parceria com o Santini. Em vez das minhas coberturas faço bolos com gelado Santini...é uma loucura!!

DpmD: Como defines "O Bolo da Marta" numa só palavra? 
Marta: Diferente.


DpmD: Quais são as especialidades que podemos esperar, tanto visitando o teu espaço na LX Factory, como encomendando através do Facebook
Marta: Se gostam de suspiros, podem encontrar tudo! Todas as semanas faço bolos com novos sabores, por isso é sempre uma surpresa. As pessoas às vezes ficam um bocado confusas com tanta escolha e dão-me o poder de decisão. Dizem-me o que gostam e o que não gostam e pedem-me para escolher o melhor.


DpmD: Quais os teus planos para o futuro? 
Marta: Num futuro próximo quero consolidar a marca O Bolo da Marta e num futuro mais longínquo (não muito) enveredar por outras áreas de negócio. A minha empresa chama-se MARTIDEIAS... não é só em bolos que esta cabeça pensa! 

3 comentários:

  1. Que delicia! fiquei com vontade de provar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é MARAVILHOSO!
      Ela está na Ler Devagar da LX Factory. Visita a página de facebook, Maria*
      beijinhos,
      LU*

      Eliminar
    2. maravilhosos no alentejo tb se comem os seus bolos,ofereceram-me um pelo natal e outro agora na pascoa ,divinais!!!parabens Paula Medinas,Reguengos de Monsaraz

      Eliminar